É Verdade...
Hoje estava conversando com uma amiga (Cinthia Pellegrini) na facul, nós cursamos Psicologia na Estácio (FIB) e fazíamos a seguinte reflexão:
Como é possível você fazer um curso (seja ele qual for) e não se permitir ser mudado por aquilo que aprende?
Tipo, como que eu estudo psicologia e não me torno uma pessoa mais "humana" ou procuro entender mais os outros? Como posso estudar psicologia e não parar pra pensar um pouco mais nos motivos pelos quais os outros se comportam dessa ou daquela maneira?
Penso que isso vai além do curso...
Todos nós aprendemos com o passar dos anos sobre muitas coisas: sobre como nos comportar com os outros, que não devemos fazer com o outro o que não queremos pra nós, que devemos ser justos e solidários, que só com o amor deve ser pago o desamor, que o rancor deve dar lugar ao perdão, etc etc etc... Contudo, é muito difícil ver alguém colocando tudo isso em prática!
Na verdade o que acontece é que (isso eu aprendi com o tempo e não na facul) é que muitas pessoas têm medo de serem melhores porque acham que isso vai estar fazendo ela uma outra pessoa! Eu explico:
Digamos que alguém está chateado com outro alguém e não vai conversar pra ficarem bem. Chega uma terceira pessoa e tenta conscientizar esse fulaninho. O que ele diz? "Ah! Beltrano sabe como eu sou. Fez por que quis. Agora ele que venha me pedir perdão. Aliás eu nem quero..."
Absurdo! Bobagem! Não seria melhor ir lá e resolver a questão? Mas não, tem que viver o bendito do "Mal de Gabriela": Eu nasci assim, vou morrer assim...
Pára que tá feio!
Vamos tentar melhorar esse mundo. Como dizia Michael Jackson: "Quer melhorar o mundo? Comece se olhando no espelho!" A mudança que queremos ver no mundo está, e depende, de nós. Se eu mudo o mundo muda.
Ainda hoje estava eu no meu buzão sentado e chegou uma menina, pedi seu caderno e bolsa para segurar... Chegaram mais duas e eu pedi de novo. Ela: "Você gosta de carregar material né!" Eu: "Não é isso. É porque eu sei como é difícil segurar material e ainda conseguir se apoiar no ônibus em movimento. Se bem que quando sou eu nem sempre me pedem." Passando alguns minutos uma das meninas que tinha me dado a bolsa para segurar viu a outra com mochila e pediu, depois chegou mais uma e ela pediu de novo, e mais uma... Não sei se chegaram outras, só sei que aquilo que eu tinha feito surtiu efeito nela. E é isso que precisamos fazer nessa vida. Ir aprendendo a cada dia mas permitindo que todo esse aprendizado seja APREENDIDO por nós, que levemos tudo o que nos ensinam seja na vida ou no meio acadêmico realmente nos transforme em pessoas melhores a cada dia.
NÃO É FÁCIL! MAS QUEM DISSE QUE SERIA? A GRAÇA É ESSA! SEM BATALHA NÃO HÁ VITÓRIA.
O Fantástico Mundo de Bob pode ser real ...
Abraço meu povo... Grande beijo...
COMENTAÍ NA MORAL...
Comentários
Postar um comentário